Páginas

quarta-feira, 31 de outubro de 2012

O Pedro pode, mamãe?

Imagem: arquivo pessoal

Essa tem sido a pergunta da vez em diversos momentos. Em outros tantos ela me diz que o Pedro não pode isso ou aquilo porque meninos não podem. 

Alerta ligado. De onde vem isso? De mim e do pai é que não, ainda, mas ela pode ouvir de nossas funcionárias e na escola. 

Ela acha que rosa é cor de meninas (por quê será?) e se recusa veementemente a usar um casaco de tricô laranja, bege e marrom porque ela disse que é de menino! 

Ô mundinho besta esse! É muito fácil o mundo lá fora desconstruir em segundos o que você levou pouco mais de 3 anos para construir. Mas eu sigo firme porque sei que na vida adulta será o que ela vivenciou na própria família o que ela levará como exemplo de vida. Bom ou ruim.

...

Mas também temos aqueles dias em que a pergunta é assim, desprovida de julgamento de gênero, mas eu não compreendo, o que me leva sempre a pensar e repensar que as crianças são tão mais simples, tão mais puras, tão mais encantadas!

- Mamãe, o Pedro pode usar? ela me pergunta apontando para o seu boné todo trabalhado nas flores rosa e lilás. Eu não perco a chance e respondo que, sim, o Pedro pode usar, já me achando a revolucionária por dizer que o meu filho macho sangue bom pode usar boné de flores rosa e lilás!

Ela me olha e coloca o boné na cabeça do irmão. Fica enorme, ele fica agoniado com aquilo, eu tiro. Ela retruca:

- Mas mamãe, você disse que o Pedro podia usar!  

Ah, tá...a pergunta dela não estava inoculada de conceitos machistas, sexistas, do pode não pode dos gêneros. Ela só queria saber se o Pedro podia usar aquele boné, ponto; não aquele boné rosa e lilás que a sociedade ensina que foi feito para meninas!


Menos, Janine, menos... :)

8 comentários:

  1. OI, Querida ! Duas coisinhas , pelo menos...
    1- o mundo/concepções/etc que vocês apresentam para as crianças é infinitamente mais forte do que os apelos externos - ainda que pareça o contrário...Portanto,o mais importante é a coerência, a calma, a honestidade, a verdade. Isso fica "impregnado " na alma das crianças...
    Claro que temos que evitar os excesso de absurdos, mas...não dá pra colocar redoma e evitar que "o mal se aproxime", pois ele está em todos os cantinhos, sempre rondando...sorrateiro...disfarçado...e potente ! Então , respie fundo, se acalme e seja coerente com o que pensa e vive.
    2- Adorei a visitinha e tenho 2 convites a fazer : visite o http://dedinhos-lambuzados.blogspot.com.br e o http://stregamamma.blogspot.com.br que estão recheados de coisinhas ( e histórias) legais pra fazer com a criançada ( e não precisa ser no dia do Halloween, né ?)
    3- qudo se desanuviar e quiser voltar e refazer o curso, por favor dá só um alÔzinho, sim ?
    Bjs enfeitiçados nessas criança mágicas, e pra você também !
    Betty

    ResponderExcluir
  2. Meu Lipe tem 6 anos e dias atras ele assistia com o pai a NFL, e por causa do outubro rosa(contra o cancer de mama) os jogadores estavam com o uniforme rosa, e ele perguntou o por que, afinal eles são homens e machos não podem usar rosa, kkkk!
    Quem ensinou isso Lipe? E lá vai a mamãe ensinar o que tentaram torcer =)
    Beijos!!

    ResponderExcluir
  3. Oi Janine.... Ou Nine... =)
    É isso mesmo, menos... eu tbm não imaginaria que ela estivesse perguntando por conta disso (do tamanho ou conforto) hahahahaha...

    não sei como será quando eu tiver outro baby, especialmente se for menino, mas acho que as suas dúvidas são bem pertinentes, deve ser difícil lidar com o sexismo na infância.

    Um grande abraço,

    Dani.

    ResponderExcluir
  4. Nine, mundinho besta esse mesmo! Tão bom deixar as crianças simplesmente usar e ser o que querem. O Nino tem dois anos e um dia um amigo emprestou uma tiara lilás pra ele e logo uma outra pessoa falou : ai esse não, é meio duvidoso.
    Que saco! Nesse caso veio sim embutido todos o sexismo possível. Acho horríivel e faço questão de deixar o Nino brincar e usar o que quer. Escrevi sobre isso esses dias. Bjocasss

    ResponderExcluir
  5. Betty, querida! Amo quando vc me visita, porque sempre tens algo a acrescentar! Conto sempre com o fato de pesar mais a vivência na família! Obrigada pelos convites, estou sempre ali! Assim que acalmar (lá pélo ano 2.022 hahaha) eu volto! Beijos!

    Oi, Patricia! Pois é, onde quer que as crianças vão elas sempre conseguem identificar as cores dos meninos e das meninas...como não achar que rosa é de menina no mundo de hoje? Difícil, né? Beijos!

    Oi, Dani! Difícil, mesmo! Todo dia é dia de lidar com isso!

    Oi, Laiz! Que bom que seu filhote tem pais assim, que primam pela liberdade de escolha! No futuro isso fará diferença, com certeza! Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Nine.. tenho pavor dessa divisão... mas sofro a pele.
    Na escola, na casa dos meus pais e em qualquer lugar, tem sempre um tanto de gente para dizer para Laís que pipa, bola, carrinho são brinquedos de meninos... e ela absorveu isso de uma tal forma, que ultimamente até para usar roupa azul é difícil...
    Tento explicar... mas meus argumentos.. afff rsrs

    O q é melhor é fazer no dia-a-dia, né?! Não diferenciar isso em casa.
    O que no seu caso deve ser ainda mais difícil... agentevai tentando fazer nossa parte, né?!

    Bj grande em vcs!

    ResponderExcluir
  7. Oi Nine, que bom que vc visitou meu cantinho!!! Realmente a Ester tem nome e personalidade fortes!!! Nove meses e já acha que sabe o que quer da vida, pode?

    Mas sobre seu post, estava pensando em escrever a respeito pois a Ester ganhou uns carrinhos lindos de Dia das Crianças da vovó paterna. Os carrinhos são rosa, lilás, roxo e pink, tem cílios, carinha de menina mesmo, mas mesmo assim ouvi da vizinha de 4 anos: carrinho é coisa de menino... Como ela é criança eu enfatizei os detalhes "femininos" dos carrinhos... Aí ela soltou: Vou pedir pra minha mãe também!!!
    Essas crianças... Meu marido sempre me pergunta se vou deixar a Ester brincar de empinar pipá, jogar bola, fazer judô, etc e eu digo que vou deixar minha filha ser feliz...

    Chega de ficar dividindo as cores, atividades e brincadeiras por sexo, né? Bjos

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir

Fale sobre você...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...